terça-feira, 2 de agosto de 2016

Miranda II

Como minhas fotos sumiram resolvi repostar as que tinha no primeiro post e criar um novo tópico com as de um novo projeto. Essa é uma reclinada simples, aro 26. Usei peças antigas e novas. Aros de alumínio e caixa de direção de uma mountain com mais de 20 anos. Pedais de alumínio. Adaptei uma mesa de gidão para fixar o pedivela. Manufaturei a gancheira com uma peça de alumínio achada em ferro-velho e que tinha sido usada antes na direção da trike. Um cubo com marchas internas Shimano Nexus 8 com freio na traseira é o maior gasto aqui. O quadro é de madeira e ficou extremamente confortável. Eu peso 86 kg e esmerilhei bem a bike em meus testes. O peso da bike? Não pesei.

Problemas:

1- Quando calculei a distância dos pedais em relação à roda dianteira cometi um erro e em manobras extremamente fechadas o pedal fica muito próximo ao pneu. Depois de 10 minutos em cima dela eu peguei a manha e ele agora não me atrapalha em nada.

2- Não tem regulagem. No máximo o guidão vai um pouco mais pra frente ou para trás. Não sei se é uma desvantagem pois limita o furto e no caso de eu desenvolver uma versão comercial o objetivo e vantagem é justamente fazer quadros sob medida.

3- Não fixei devidamente o encosto e terei que fazer um furo na lateral do quadro para colocar um parafuso de reforço pois após uns 1.000km ele começou a ranger um pouco.

4 - Por ser uma reclinada e eu ter optado por deixar o banco bem alto, não recomendo colocar cadeirinha na traseira sob o risco de não manter o equilíbrio com peso extra na hora das paradas, pois as pernas tocam o chão em um ponto mais à frente que o assento.

5 - Usei uma borracha um pouco dura no encosto e no assento. É muito confortável mas se tivesse uma camada de espuma seria perfeito. Jà pedalei mais de 50 km direto sem sentir nenhum desconforto, mas a sensação é de que um assento um pouco mais macio relaxe ainda mais.

6- O quadro apresenta uma leve torção quando muito forçado manualmente. Não incomoda nem dificulta a rolagem, mas é uma coisa que pretendo resolver.


Caracerísticas:

1- Muito, muito confortável. A posição de pedalar é ótima. Não força o pescoço, lombar, pulsos e cotovelos.

2- A altura do guião é ótima. Coloquei um suporte de celular e uso gps/velocímetro, atendo chamadas etc sem tirar os olhos da via.

3- Subidas não são problema. O cubo de marchas internas é ideal para essa bike pois permite mudanças diretas e precisas, mesmo sem estar em movimento e sem ter que passar as marchas sequencialmente.

4- Não enferruja. O quadro é de madeira e praticamente todos os seus componentes são de alumínio. A suspensão dianteira é uma peça mais barata e não totalmente isento à corrosão.

5- Aerodinâmica. A posição me permite "cortar"o vento com uma silhueta muito mais reduzida.

6- A roda aro 26 aliada à suspensão dianteira e ao quadro elimina praticamente as imperfeições do terreno. É muito mais macio que uma bike de metal. Além disso, ao optar por manter o mesmo diâmetro de ambas as rodas, ao invés de usar aro 20 na dianteira, consigo até subir os meio fios mais baixos sem problemas. Coisa incomum em reclinadas. Deixa o visual mais bonito também na minha opinião.

7- Praticamente anti furto. Eu tenho quase 1,90 de altura. A bike é feita para alguém do meu tamanho. Não é ágil e muitas pessoas têm dificuldade em entender como eu consigo ficar em cima dela sem cair. Isso desencoraja furtos. Por outro lado, emprestei a bike para uma pessoa que pouco anda de bicicleta e ela adorou. Em poucos minutos já estava totalmente apta para usá-la e passou um bom tempo curtindo o conforto.

8- Madeira é um material ideal para testes rápidos. No caso criei um sidecar para transporte de criança, animal ou carga até uns 40kg, Ele pode ser acoplado rapidamente quando necessário. Se o quadro da bike fosse de metal seria muito mais complicado.

9- Apesar de usar aro 26 eu fiz os entre-eixos usando medidas de uma aro 300 da Tito Bikes. Não tem a agilidade de uma BMX mas deu um rodar suave e agradável. Perfeita para pistas ou ciclovias. No trânsito a altura e visibilidade é muito boa mas reclinada não é ágil como bikes comuns. Dá para até para usar para ir trabalhar mas o espírito dela é puro lazer.


Atualmente estou desenvolvendo um novo modelo, também com o quadro em madeira, mas mais leve e rígido. Problemas como a distância correta dos pedais e alguns ajustes na fixação do banco estão na lista de melhorias.






1 Comentários:

Às 6 de março de 2023 às 08:03 , Blogger ZÖHRER BICICLETAS RECLINADAS disse...

Gostei da sua bicicleta reclinada de Madeira! Parabéns

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial